segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Debate da Record pode definir segundo turno p. eleição presidencial 2010



ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 31 de OUTUBRO 2010

DEBATE NA REDE RECORD
25.10.2010 - 23:00 às 00:46h


[Atualização em 26.10.2010 - 00:46h] - Final do debate.

João Cruzué

Quer mesmo saber minha opinião a respeito do debate? Bem, foram os mesmos assuntos do enésimo debate anterior. Não houve aprofundamento em nada. Só conversa travada de de "cotoveladinhas" delicadas. Senão vejamos: Banda larga, Prouni, Petrobrás, Paulo Sousa, Erenice, Saúde, Pac, Nordeste, e conversa de quem não tem nenhum plano de governo sério. Só conversa. Por incrível que pareça, apareceu um pouco de ecologia, mas infelizmente sobre a propostas mais sérias sobre Educação ó... nem um pio. Eu gostaria apenas de saber o seguinte: O Brasil é o país mais injusto que conheço sobre a graduação superior dos jovens. Os pobres estudam em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Na hora de ir para a faculdade, a má formação dada pela maioria esmagadora das escolas públicas não capacitam o estudante para passar no vestibular de uma Universidade Pública. Assim ele tem que vender a sua pele ( gastar todo seu salário) para pagar uma faculdade particular. Já o estudante de classe média, estuda em escola particular, para depois estudar de graça na Universidade pública, que tem melhor qualidade.

Ninguém propos nada sobre isso. É por isso que o Brasil tem quase 100 milhões de adultos (eleitores) que não concluíram o nível médio. Cada jovem que não consegue sua graduação, deixa um grande prejuízo em termos de renda para sua família e principalmente para a nação, considerando que uma pessoa graduada consegue muito mais renda (em tese) que outra que não tem graduação alguma.

Será que ainda verei alguém propondo isso? Em 2010, com certeza não.

Se você me perguntar quem ganhou o debate, eu respondo. Todos perderam. Incluindo a mim que perdi o tempo, para ver as mesmas frases. Em duas palavras: Café requentado!



[Atualização em 25.10.2010.]

João Cruzué

O debate realizado na Rede Record no dia 26.set.2010, contribuiu para a definição do segundo turno. Na época era importante o debate, pois achavam que Dilma iria deixar de ganhar no 1º turno se não debatesse. Foi nisso que Lula errou em 2006. Dilma foi, mas não arrebentou; provavelmente foi ali que a eleição foi para o segundo turno, a contragosto do Bispo Macedo e da Rede Record - simpatizantes da candidata Dilma Roussef.

Já o próximo debate não será mais no domingo.Nem às 21:00h; ele acontecerá tarde da noite, às 23:00h de segunda-feira - dia 25.out.2010. Certamente a esta hora nenhum eleitor da candidata estará acordado. Depois das 23 horas, provavelmente só as "corujas" e os eleitores do tucano estarão acordados. Todo cuidado é pouco, já pensou se acontece algum escorregão na participação da preferida do Bispo... o presidente Lula nunca vai lhe perdoar. Esta é minha análise. Vejo que o horário deste debate foi planejado para definir o segundo turno, mesmo, a favor de Dilma Roussef; que os institutos de pesquisa mostram estar à frente nas pesquisas.

Se Dilma ganhar no estado de Minas, ela ganha as eleições. E se não ganhar? Vai ser a segunda grande surpresa do ano. Improvável pelas pesquisas, mas o que não está sendo dito é que há um contingente de eleitores indecisos muito grande. E gente em cima do muro, costuma votar em tucano...

----------

DEBATE DA RECORD ANTES DO SEGUNDO TURNO
ELEIÇÃO PRESIDENCIAL OUTUBRO 2010
DEBATE NA REDE RECORD

26.09.2010 - 22:00h



2010
Os candidatos: Dilma, Serra, Marina e Plínio.

João Cruzué

O debate realizado pela Rede Record de Televisão no último domingo de setembro - 26.09.2010 - marcou um momento importante na história da televisão brasileira: o começo da substituição da Rede Globo pela Rede do Bispo Edir Macedo no processo político nacional. Assisti o debate; foi o melhor deles até agora; pelo menos não foi tão engessado. Na minha opinião, Plínio de Arruda Sampaio foi de novo a estrela do debate, é claro que ficou à vontade para espinafrar todo mundo, mesmo porque não tinha nada a perder. Em segundo lugar vieram Serra e Marina, ela tem consistência sem perder a doçura. Eu não "vi" Dilma no debate; sem Lula por perto, ela ficou invisível; é muito dura nas respostas. Este debate tirou as dúvidas de muita gente. Pode vir segundo turno por aí.

[Atualização em 28.09.2010: Três consequências do debate. 1) O Pastor Silas Malafaia retirou seu apoio a candidata Marina Silva, porque ela apoia a iniciativa de duas consultas populares de cunho anti-cristão: o plebiscito sobre o aborto e o plebiscito sobre a maconha. Segundo o pastor, como ela ficou em cima do muro (seguindo as coordenadas do PV) ele não aceita essas atitudes de um candidato que se diz evangélico. 2) O PT pretende lançar um contra-ataque a onda de emails trocada em crentes e católicos sobre o posicionamento favoravel da candidata Dilma sobre as questões do aborto, casamento homossexual, PL.122 e PNHD-3. 3) Os grandes jornais paulistas, começaram a publicar manchetes de segundo turno para presidente, com base na tendência de queda acentuada da líder nas pesquisas, depois do caso Erenice Guerra.]Fim.

E por falar em Rede Record, aqui vai um retrospecto. Em 24 de maio de 1992, o Bispo foi preso. No mesmo dia a Revista Veja surpreendeu o Brasil com as denúncias de Pedro Collor. O Bispo ficou 11 dias preso no Distrito de Vila Leopoldina. O Presidente Collor estava a caminho do impeachment. É bem possível que a orientação política do Bispo tenha começado a mudar a partir dali.

O Plano Real salvou a economia e a Rede Record porque a cotação do dolar caiu abaixo de R$1,00. Mas foi durante o Governo Fernando Henrique que a Igreja Universal sofreu maior perseguição política. A divulgação do "chute na santa" depois de 12.10.1995 e as denúncias sistemáticas da Tv Globo, até o final daquele ano, na verdade, em minha opinião serviram a um segundo (ou primeiro?) propósito: tirar a atenção da imprensa do lançamento do "PROER" feito em 03 de novembro de 1995. Um dos primeiros bancos beneficiados - Banco Nacional - sendo que uma filha do Magalhães era esposa de um filho do Presidente FHC - na époica. A Igreja, ao meu ver, foi bode expiatório. De 1995 em diante, nunca mais votei em FHC.

O Bispo Macedo em algum momento depois disso colocou suas fichas no PT. O Vice-Presidente, Sr. José de Alencar Gomes é membro do PRB - Partido criado pela Igreja Universal. A virada política do Bispo deu certo. Hoje nenhum governo depende mais da boa vontade da Rede Globo.

Se a Rede Record vai repetir os erros dos Marinhos eu não sei, mas que o debate de hoje, 26 de setembro de 2010, vai marcar o momento da virada da Rede Record em cima da Rede Globo, com certeza vai.

O preconceito da Rede Globo com os evangélicos começa a pagar um preço muito caro. Os Marinhos acharam que os crentes eram gente desprezível, cansou de reverberar em suas novelas personagens evangélicos desequilibrados, levando o rótulo de radicalismo a todos os crentes. O Pastor Caio Fábio, que se aliou à Rede Globo em 1995, para ajudar a martelar o prego na cruz do Bispo, foi o primeiro a colher sua lavoura. Agora está chegando o tempo dos Marinhos.

Em matéria de planejamento e sorte, o Bispo Macedo está dando uma verdadeiro passeio na nos gestores do "plim plim". Em matéria de Igreja, de fé, de Evangelho, a Rede Record tem dado um banho de mundanismo. Como disso já falou o Pastor Silas Malafaia, a Rede que foi comprada com recursos religiosos, hoje está mais a serviço do mundo, da podridão disseminada em novelas que em nada são diferentes da concorrente.

O Bispo virou o jogo, é a pura verdade. Mas ele corre o risco de se tornar exatamente a figura que mais combateu. Não vou dizer o nome, pois já é falecido.

---

Nota: O último debate está marcado para a próxima quinta-feira, à noite. Dia e horário inconveniente para a maioria dos brasileiros. O debate da Record feito neste domingo ficou acessível para todas as classes, o que não deve ocorrer na quinta.

.



Nenhum comentário: