segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Emergência no Estado de Santa Catarina

UTILIDADE PÚBLICA URGENTE
As Igrejas Brasileiras: comuniquem-se com Santa Catarina

Atualização em 25.11.2008 18:19h - 85 mortos

Santa Catarina

foto: Flávio Neves
Município de Timbó - quatro mortos de uma mesma família

foto: Gilmar de SouzaBlumenau

foto:Marcos Porto Ponte entre Itajaí e Navegantes

foto: Artur MoserBlumenau

foto:Kamila Padoan
Joinvile

foto: Gilmar Souza
Blumenau


---------------------------------------------
SITUAÇÃO
--------------------------------------------

Reportagens: Diário Catarinense

Atualizada em 26.11.2008 às 11h19min

Mais quatro corpos foram encontrados na tarde desta terça-feira em Gaspar, no Vale do Itajaí. Com mais esse registro, o número de mortos por causa da chuva em Santa Catarina chega a 83 Outros sete corpos foram encontrados na tarde desta terça em Blumenau.

A Defesa Civil não soube informar se os mortos em Blumenau e Gaspar foram vítimas de deslizamentos de terra ou alagamentos.

Sob os escombros de uma casa destruída por deslizamento de terra na localidade de Sertão Verde, no município de Gaspar, já haviam sido encontrados três corpos de pessoas de uma mesma família por volta das 14h30min desta terça-feira.

Débora Mendonça, 26 anos, a filha Ester, três anos, e a sobrinha Jéssica, 15 anos, estavam em uma residência que foi invadida pelo barro na tarde de domingo. Há a suspeita de que outras quatro pessoas da mesma família também estejam soterradas.

O corpo de um homem foi encontrado no início da tarde desta terça-feira pelas equipes de resgate sob a terra que deslizou no domingo na SC-401, rodovia que liga o Centro ao Norte da Ilha de Santa Catarina.

A família de Ricardo Dias de Oliveira, de 34 anos, confirmou que o corpo é dele. Oliveira era o motorista de um caminhão, com placas de Carazinho (RS), que foi soterrado.

O corpo de uma mulher de 76 anos foi encontrado pouco depois do meio-dia desta terça-feira em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Maria das Neves Coelho Laurentino estava numa loja de aluguel de roupas, na Estrada Geral de São Pedro de Alcântara, soterrada por um deslizamento de terra por volta das 10h. As equipes de resgate levaram mais de duas horas para chegar ao local onde estava o corpo.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou na manhã desta terça-feira que foram registradas mais duas mortes por afogamento em Itajaí, no Litoral Norte do Estado, uma das cidades mais atingidas pela cheia. Foram as duas primeiras mortes registradas em Itajaí.

Blumenau, a cidade mais destruída pelos deslizamentos e alagamentos, contabiliza 20 mortes. Ilhota, no Vale do Itajaí, aparece em segundo lugar, com 15 falecimentos.

Oito municípios estão isolados: São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.

De acordo com a Epagri, nos próximos dias deve continuar chovendo, mas com menos intensidade.

Fonte:Diário Catarinense - 25.11.2008 - 18:19h


---------------------------------------------------
DEFESA CIVIL
---------------------------------------------------

"A Defesa Civil de Santa Catarina está recebendo doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas dos últimos dias no Estado. Nesta segunda-feira, foram abertas duas contas bancárias.

Os interessados em contribuir com qualquer quantia podem depositar o valor no Banco do Brasil (BB), agência 3582-3, conta corrente 80.000-7; ou na conta corrente 80.000-0, agência 068-0, do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). O depósito deve ser creditado ao Fundo Estadual de Defesa Civil-Doações.

De acordo com a Defesa Civil, todo o dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mantimentos para os atingidos pela enchente."


---------------------------------------------------
PRESIDENTE LULA
---------------------------------------------------

Lula visita Santa Catarina

Presidente chega às 13h30min ao aeroporto de Navegantes e sobrevôa região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Santa Catarina na tarde desta quarta-feira 26/11/08. Lula deve anunciar, na chegada ao Estado, a edição de uma medida provisória destinando recursos aos Estados atingidos pelos estragos da chuva. Conforme divulgado pela Agência Brasil, a expectativa é de que sejam liberados R$ 700 milhões.

A assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto confirmou nesta manhã que o presidente vai se deslocar às 12h05min do Rio de Janeiro. Às 13h50min Lula deve chegar ao aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, de onde fará um sobrevôo pelas áreas mais atingidas. Após o sobrevôo, o presidente deve falar com a imprensa, antes de retornar a Brasília, às 15h.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já está em Florianópolis, onde ser reúne com o governador Luiz Henrique da Silveira e anuncia medidas emergenciais na área da Saúde, nesta manhã.

Fonte: Diário Catarinense: Lula em Santa Catarina


-------------------------------------------------
ITAJAÍ
-------------------------------------------------

"Cerca de 80% do município de Itajaí, no Litoral Norte, continua debaixo d'água nesta segunda-feira. A água que desce do Vale do Itajaí pelo rio Itajaí-Açu chegou com mais força à foz, inundando áreas próximas.

Apenas veículos pesados conseguiam transitar pela cidade durante o dia. Nos hospitais, faltou água potável. Nos bairros a água chegou a cobrir residências e isolar famílias.

Durante a tarde, Defesa Civil e o Exército fizeram o resgate de atingidos com o uso de helicópteros e embarcações. Algumas famílias foram alojadas em contêineres provisoriamente. A cidade ficou praticamente isolada.

Os três acessos à cidade pela BR-101 estão cobertos d'água. A única passagem liberada é pela rodovia Osvaldo Reis, no perímetro urbano, que liga o município a Balneário Camboriú.

Em Balneário Camboriú, todos os pacientes do hospital Santa Inês foram removidos devido ao risco de desabamento."

Fonte: Diário Catarinense

-----------------------------------------------

cruzue@gmail.com


.

Nenhum comentário: