quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Petrobrás - outro poço de petróleo na Bacia de Santos

7/08/2008
Descoberta nova acumulação de petróleo
no Pré-Sal da Bacia de Santos


AGENCIA PETROBRAS DE NOTÍCIAS

O consórcio formado pela Petrobras, que é a operadora (65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, comprovou a ocorrência de mais uma jazida de petróleo leve, com densidade em torno de 30oAPI, nos reservatórios do pré-sal.

O bloco BM-S-11 é composto por duas áreas exploratórias. Na maior delas foi perfurado o primeiro poço 1-BRSA-369A-RJS (1-RJS-628A), informalmente chamado de Tupi, que resultou na descoberta anunciada em 11 de julho de 2006, e cujo Plano de Avaliação aprovado pela ANP encontra-se em execução (mapa anexo).

O novo poço descobridor, denominado 1-BRSA-618-RJS (1-RJS-656), informalmente conhecido como Iara, localiza-se na área menor do bloco original, a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em águas onde a profundidade é de 2.230 metros. O poço ainda encontra-se em perfuração, na busca de objetivos mais profundos.

A descoberta foi comprovada através de amostragem de petróleo leve por teste a cabo, em reservatórios localizados na profundidade de cerca de 5.600m, e comunicada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) hoje.

Após a conclusão do poço, o Consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida e das características dos reservatórios de petróleo através do encaminhamento de um Plano de Avaliação à ANP, conforme previsto no Contrato de Concessão.

ACESSE www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br
E TENHA RELEASES, FOTOS E GRAVAÇÕES PARA RÁDIO E TV

.

Nenhum comentário: